Células-tronco no tratamento de de pacientes com insuficiência respiratória relacionada ou não à Covid-19

Células-tronco no tratamento de de pacientes com insuficiência respiratória relacionada ou não à Covid-19

Células-tronco são células que possuem múltiplas potencialidades. Estão presentes em várias partes do corpo e podem ser obtidas, por exemplo, a partir da coleta de dentes de leite ou dentes do siso de doadores saudáveis. Dentre as potencialidades das células-tronco está a capacidade de re-equilibrar as respostas imunológicas do organismo.

Na Covid-19 a tempestade de citocinas produzida pelo organismo doente pode danificar órgãos vitais e levar a danos irreversíveis. As células-tronco podem neutralizar a ação destas citocinas atuando como um medicamento biológico, adaptando-se às necessidades do paciente.

Além disto, as células-tronco encontradas nos tecidos bucais (mesenquimais) podem ajudar no reparo local dos órgãos e inibir a instalação de sequelas graves. O projeto inovador intitulado “CÉLULAS-TRONCO MESENQUIMAIS DE ORIGEM ODONTOLÓGICA (MSC-DS) NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE RELACIONADA OU NÃO À COVID-19”, desenvolvido pelo Centro de Processamento Celular da CURITYBA BIOTECH, já foi APROVADO pelo COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA para ser executado, em parceria com o HEMOBANCO e HOSPITAL DE CLÍNICAS DA UFPR.

Além de buscar salvar vidas, este projeto pretende abrir uma linha de pesquisa que visa complementar o tratamento de doenças graves e prevenir suas sequelas, como a fibrose pulmonar.

O projeto, orçado em 2 milhões de reais, compreende a inclusão de 30 pacientes que apresentem a síndrome aguda respiratória grave e será encaminhado para anuência da Anvisa, ao mesmo tempo que busca parcerias para o financiamento de seus custos executivos.